A proibição do plástico descartável no setor HORECA leva à procura de soluções amigas do ambiente.
A partir de 1 de janeiro de 2023, todo o setor HORECA, constituído por estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e cafés, é obrigado a disponibilizar embalagens reutilizáveis para o consumo imediato no local, de refrigerantes, cervejas, sumos, águas e vinhos de mesa.
O que vai acontecer ao plástico descartável?
As embalagens de plástico, sejam elas copos, sacos, entre outros, vão ser cada vez mais raros e a ideia passa pela substituição dos mesmos por opções reutilizáveis, biodegradáveis ou facilmente recicláveis, mais amigas do ambiente, uma vez que o plástico é uma das maiores ameaças ao ambiente e constitui 80% a 85% do lixo marinho da união europeia.
Sendo assim, estes são apenas os passos iniciais de um caminho que, ao longo desta década, vai reduzir a presença do plástico na nossa vida quotidiana.
Há alguma solução para o fim das embalagens de plástico de uso único?
Perfeitos para bebidas frias, água e refrescos em eventos, escritórios, cafetarias, entre outros, os Copos Biodegradáveis de PLA são a alternativa aos copos de plástico tradicionais, uma vez que prestam o melhor serviço em eventos e celebrações ajudando, ao mesmo tempo, a reduzir o volume de lixo e resíduos poluentes.
Para além dos copos, também apareceram as palhinhas de PLA para combater o uso das palhinhas de plástico convencional e tornar o setor HORECA mais amigo do ambiente.
O que são produtos de PLA?
Estes produtos compostáveis fazem parte da família das louças descartáveis, mas desta vez a sua composição é baseada no amido de milho. O poliácido láctico (PLA ou ácido poliláctico) é um polímero constituído por moléculas de ácido láctico, degrada-se facilmente em água e dióxido de carbono e tem propriedades semelhantes às do tereftalato de polietileno (PET) que é utilizado para fabricar embalagens, mas que também é biodegradável.
Este material, semelhante em aparência ao plástico, mas 100% de origem vegetal, também pode ser injetado, extrudado ou termoformado, suportando temperaturas de até 45ºC.
Conclusões
Com a obrigação dos estabelecimentos do setor HORECA de se adaptarem à proibição da utilização e disponibilização de plásticos de utilização única, a procura por soluções compostáveis, biodegradáveis ou reutilizáveis tem vindo a aumentar exponencialmente e a o plástico PLA é uma excelente solução para o mercado.